Recorrer a Psicólogos para Treino Mental

latvala-celebra-la-victoria-rally-de-suecia-2014.jpg

“A principios de este mismo mes, Jari-Matti Latvala demostró tener unos nervios de acero, que contribuyeron a que ganase el Rally de Suecia 2014. La estrella finlandesa del equipo Volkswagen no perdió ni un segundo en agradecerle buena parte de su victoria a Christoph Treier. ¿Y ese quién es?

Pues resulta que Treier es un psicólogo, nacido en Suiza y residente en Finlandia, que solía actuar como entrenador del bicampeón mundial de rallies Marcus Grönholm. En noviembre del año pasado comenzó a trabajar con Latvala y parece que sus técnicas de acondicionamiento mental han tenido efectos profundos sobre el piloto.

“[Christoph] me ha ayudado un montón”, explicó Latvala a WRC.com tras ganar el Rally de Suecia. “Creo que el entrenamiento mental puede funcionar en todas las disciplinas deportivas”.”

Após a leitura deste “artigo”, penso que é cada vez mais importante a ligação dos atletas com os profissionais da área da psicologia para a preparação mental do atleta, antes e durante o período de competição.Dois dos aspectos que acho mais relevantes, são o fato de nessa preparação, a utilização de imagens ser usada mediante o tipo de rally que se aproxima. Neste caso foram utilizadas/visualizadas imagens de bailes pois o rally era muito rítmico, tal e qual como a dança onde esta exige movimentos suaves e elegantes, tentando não usar a força e potência.Com essa perspectiva, tentar imaginar isso em prova e aplicar da melhor forma.Outro aspeto que me despertou interesse foi o fato de que para obter bons resultados, primeiramente temos de confiar em nós mesmos, nas nossas capacidades. Por isso, essa forma de pensar tem de ser trabalhada passo a passo, ganhando confiança e dando seguimento a isso, trabalhar a concentração pois sem esta comete-se erros.

“Visualiza o que queres realizar e não o que queres evitar.”

Uma citação curta mas que ao mesmo tempo diz muito. Temos que habituar o cérebro a pensar de uma maneira diferente, temos que definir o objectivo a alcançar e não os obstáculos  que é necessário evitar. Neste caso concreto em situação de competição, não se deve pensar que se vai perder a concentração numa curva ou falhar uma travagem.

 

Com tudo isto e com a ajuda de profissionais, a preparação mental/competições torna-se mais facilitada.

   

http://www.redbull.com/es/motorsports/offroad/stories/1331634043156/jari-matti-latvala-y-su-entrenamiento-mental

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s